Como formatar um pen drive no Linux

Primeiro vamos identificar nosso pendrive com o comando mount A saida do comando sera portal on /run/user/1000/doc type fuse.portal (rw,nosuid,nodev,relatime,user_id=1000,group_id=1000) tmpfs on /run/snapd/ns type tmpfs (rw,nosuid,nodev,noexec,relatime,size=1626292k,mode=755) nsfs on /run/snapd/ns/whatsdesk.mnt type nsfs (rw) /dev/sdb1 on /media/junior/538B-BA22 type vfat (rw,nosuid,nodev,relatime,uid=1000,gid=1000,fmask=0022,dmask=0022,codepage=437,iocharset=ascii,shortname=mixed,showexec,utf8,flush,errors=remount-ro,uhelper=udisks2) Assim que identificamos (no meu caso foi o /dev/sdb1) iremos desmontar o pendrive sudo umount /dev/sdb1 Para o sistema de arquivos vFAT (FAT32) sudo mkfs.vfat /dev/sdc1 Para sistema de arquivos NTFS sudo mkfs.ntfs /dev/sdc1 Para o sistema de arquivos EXT4 sudo mkfs.ext4 /dev/sdc1 Agora vamos criar nosso pendrive com um vmware (como exemplo) sudo dd if=/home/junior/Downloads/isos/vmware7.iso of=/dev/sdb status=progress && sync

Como somar somente números positivos em uma planilha?

Olá, hoje vamos ver como efetuar uma soma de somente números positivos dentro de uma base de dados:


Exemplo:
Aqui na empresa temos uma planilha de comissão onde temos que somar somente os vendedores que tenha ganho, ou seja, que tem valor a receber os demais não devem entrar nessa soma. Então como fazer?


Função:
No "Exemplo 001: sem função", vamos utilizar a função SOMA que é a primeira que nos vêm a cabeça.


Já no "Exemplo 002: com função", é onde vamos fazer a diferença e aplicar a resolução do problema.


Exemplo 001 sem função: até usamos uma função aqui, porém, não a coerente, pois queremos somar com alguma condição, note que se eu usar a função SOMA que nos vêem cabeça ele vai fazer exatamente isso, somar os positivos e somar os negativos e nos dar o resultado.





Exemplo 002 com função: eu poderia entrar em detalhes como conceito, etc, etc, mas como o intuito do Blog é ir direto ao assunto vamos mostrar a resolução.


Nossa função fica assim:
=SOMASE(H5:H10;">0")

Onde:

SOMASE = nossa função
H5:H10 = nossa base de dados
">0" = nossa condição (ela está em "" pois se tratar de uma condição).

Comentário:

Fiz isso porque sabe como faziam essa planilha? Na mão, ou seja, ordenando e alterando o intervalo de dados, imagine se toca o telefone na hora está fazendo?

Att Junior.

Comentários

Unknown disse…
mas se eu ja tiver uma formula e somente quero adicionar a formula essa função de somar somente positivos

Postagens mais visitadas deste blog

Instalando e Atualizando GLPI no Debian Jessie (8.7.1)