Como formatar um pen drive no Linux

Primeiro vamos identificar nosso pendrive com o comando mount A saida do comando sera portal on /run/user/1000/doc type fuse.portal (rw,nosuid,nodev,relatime,user_id=1000,group_id=1000) tmpfs on /run/snapd/ns type tmpfs (rw,nosuid,nodev,noexec,relatime,size=1626292k,mode=755) nsfs on /run/snapd/ns/whatsdesk.mnt type nsfs (rw) /dev/sdb1 on /media/junior/538B-BA22 type vfat (rw,nosuid,nodev,relatime,uid=1000,gid=1000,fmask=0022,dmask=0022,codepage=437,iocharset=ascii,shortname=mixed,showexec,utf8,flush,errors=remount-ro,uhelper=udisks2) Assim que identificamos (no meu caso foi o /dev/sdb1) iremos desmontar o pendrive sudo umount /dev/sdb1 Para o sistema de arquivos vFAT (FAT32) sudo mkfs.vfat /dev/sdc1 Para sistema de arquivos NTFS sudo mkfs.ntfs /dev/sdc1 Para o sistema de arquivos EXT4 sudo mkfs.ext4 /dev/sdc1 Agora vamos criar nosso pendrive com um vmware (como exemplo) sudo dd if=/home/junior/Downloads/isos/vmware7.iso of=/dev/sdb status=progress && sync

Steganography com Steghide

Olá hoje vamos pensar um pouco fora da caixa, o assunto é sobre Steganography ou a  técnicas para ocultar arquivos, mensagem dentro de uma imagem/foto/audio.

Vamos imaginar que a empresa envia ou recebe um e-mail com foto, aparentemente normal correto? Não, porque dentro da foto pode conter senhas da empresa, base de dados dentre outras coisas. Com o steghide é possível inserir arquivo de texto em uma foto/audio.
Para isso vamos usar, steghide que é um programa de esteganografia que é capaz de esconder dados em vários tipos de arquivos de imagem e áudio.

Passo a passo como fazer (lembrando que isso é apenas para fins didáticos):

Agora vamos criar nosso texto secreto para depois incorporar na nossa figura
$ echo "Esse e meu texto secreto" > texto_secreto.txt

Incorporando nosso texto em nossa figura
$ steghide --embed -cf figura_original.jpeg -ef texto_secreto.txt -sf figura_modificada.jpeg
** assim que digitar esse comando vai solicitar uma senha (como nível de paranoia, que tal gerar um senha em base64 para dificultar =])

Agora envie essa figura para seu “contato” que tera a chave para abertura do arquivo com a senha criptografada que só você e ele sabem.
Uma vez que ele receba o arquivo basta digitar
$ steghide --extract -sf figura_modificada.jpeg

Pronto agora temos o arquivo com todas as informações necessárias!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Instalando e Atualizando GLPI no Debian Jessie (8.7.1)